Código de Conduta Ética
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Código de Conduta Ética
Introdução

A Golden Cross, desde o começo, pauta suas ações e assume compromissos de elevados valores empresariais, éticos e morais. Ser correto faz parte da nossa essência e este conceito norteia as decisões dos nossos dirigentes, executivos e demais colaboradores.
Acreditamos que o sucesso é uma decorrência natural do esforço e da dedicação do nosso time, do respeito aos nossos clientes, acionistas, prestadores, canal de vendas, à administração pública e a comunidade como um todo.
Reconhecemos a justiça e a cortesia como pares, que juntos a transparência e a honestidade formam os pilares das relações internas e externas.
O presente Código de Conduta Ética expressa o conjunto de direitos, deveres e responsabilidades corporativas para com os nossos stakeholders e espelha a forma de condução dos negócios da Golden Cross.

Clique abaixo e saiba mais.

Código de Conduta Ética


Abrangência

​O Código de Conduta Ética é uma declaração dos padrões de comportamento esperados de todos os nossos colaboradores nas suas relações com o ambiente interno e externo, abrangendo-os ao longo do exercício das suas atividades no dia a dia. O mesmo estende-se a terceiros que participam da cadeia de valor da empresa, bem como a qualquer pessoa que aja em seu nome e, em todos os locais e situações onde os negócios da Golden Cross são conduzidos.

A Cultura da Golden Cross

Missão

Prover soluções em saúde, proporcionando satisfação e segurança aos nossos clientes.

Visão

Ser a empresa mais rentável do setor, com crescimento sustentado, reconhecida como uma liderança no mercado de saúde.

Nossos Valores

Foco estratégico

Geração de resultado

Competitividade

Compromisso com o cliente

Credibilidade

Liderança inspiradora e valorização do time

Qualidade de vida

Relações de Trabalho

Como embaixadores da marca Golden Cross, todos os colaboradores, independente do seu nível hierárquico, devem estar comprometidos com a reputação da empresa e a forma como os negócios são conduzidos. Regem as relações internas os princípios do respeito, cortesia, imparcialidade, confiança, honestidade e ética. Os líderes da empresa são os guardiões destes princípios e deverão zelar pela sua prática, garantindo um ambiente de trabalho harmônico e isento de vícios. 
A empresa não tolera qualquer tipo de discriminação, seja em função da origem, cor, classe social, sexo ou orientação sexual, idade ou necessidade especiais que uma pessoa venha a ter. Considera que o assédio moral e sexual práticas inaceitáveis, bem como qualquer ato de violência ou ameaça. 
É respeitada a liberdade de filiação a entidades e associações legalmente constituídas, o vínculo sindical ou partidário, porém ficam vedadas nas dependências da empresa, manifestações ou atividades de caráter partidário, de associação de classes ou religiosos, bem como qualquer tipo de divulgação ou propaganda de tais naturezas.
Não estão autorizados o porte ou uso de armas de qualquer espécie nas dependências da empresa, exceto para o exercício da função em cargos explicitamente declarados como de suporte à segurança empresarial.
Não está autorizada a comercialização com caráter particular de bens de qualquer espécie, mesmo de origem artesanal nas dependências da empresa.
Na Golden Cross, é proibido o trabalho sob efeito de álcool, drogas ou quaisquer outros medicamentos utilizados indevidamente, que possam trazer risco para a operação da empresa.
A empresa não utiliza mão de obra infantil, não tolera trabalhos forçados e não manterá relacionamento ou parcerias com organização de qualquer natureza que se utilize de tais práticas.
Assim como os valores e princípios da empresa, os princípios constitucionais, normas e leis, devem ser respeitados por todos os colaboradores. Não se deve pedir, nem obrigar a nenhum colaborador que transgrida a ordem jurídica.
Fica vedado aos colaboradores, o exercício de quaisquer atividades ou serviços externos que concorram, interfiram ou criem conflito com o negócio da Golden Cross.
Fica vedada a citação ou manifestação pública em nome da empresa, em qualquer veículo de comunicação, incluindo-se neste caso as redes sociais, sem o consentimento prévio e expresso da Diretoria.
As relações de parentesco e amizade devem ser declaradas antes do processo da admissão ou assinatura de contratos de qualquer natureza, sejam prestadores de serviço, rede referenciada, canal de vendas e etc. e submetidas à avaliação da Diretoria. Mesmo as relações iniciadas após a contratação devem ser comunicadas, prevenindo um possível conflito de interesses. Constatado o risco, a Diretoria promoverá a melhor solução, preservando os interesses da empresa. 

Relações com os Recursos da Empresa

Fica proibida a utilização dos sistemas, ferramentas de trabalho e bens da empresa com finalidades particulares. Assim como transmitir ou receber mensagens de texto ou imagens contendo materiais impróprios ou ofensivos (de natureza sexual, racial, religiosa e etc.), boatos ou propagandas político partidárias.
As informações próprias ou de terceiros, os dados do negócio, as tecnologias, os métodos e os processos são considerados ativos da empresa e não deverão ser usados para fins particulares, alterados, reproduzidos ou distribuídos a outras pessoas ou organizações sem o consentimento prévio e expresso da Diretoria. O Regulamento “Manter a Informação Segura”, disponível a todos os colaboradores é fonte de mais esclarecimentos sobre a segurança da informação e deve ser conhecido e respeitado na sua integridade.
É responsabilidade de cada colaborador, no exercício das suas funções manter processos e procedimentos capazes de evitar riscos previsíveis, fraudes ou qualquer forma de evasão de recursos. Os desperdícios se enquadram na situação acima e oneram a organização.
Qualquer comportamento que possa causar dano ao patrimônio da empresa é inaceitável. 

Relacionamento Externo

​Todas as relações externas serão guiadas pelos princípios e comportamentos éticos e morais, sejam elas com os nossos acionistas, nossos clientes, nossos fornecedores (públicos ou privados), parceiros de negócio ou concorrentes. As parcerias devem promover um benefício mútuo sem prejuízo aos valores da honestidade, respeito, transparência, imparcialidade e completa observância à legislação. Em reuniões e/ou encontros com fornecedores e parceiros, ou com órgãos governamentais, é uma boa prática a condução da pauta preferencialmente em dupla. 


Relação com os Acionistas

​A relação com os acionistas será transparente, a comunicação precisa e oportuna, de modo a possibilitar o acompanhamento do desempenho da empresa ao longo dos exercícios.

Relação com os Clientes

O foco do cliente é o Norte para os nossos processos de negócio. Sua satisfação e confiança, o nosso objetivo. Atentos a nossa Missão, é dever de todos promover um atendimento eficaz e cortês, prover informações seguras e soluções adequadas.  Se houverem dúvidas quanto ao atendimento de uma determinada solicitação, a mesma deverá ser submetida ao superior imediato ou escalada na hierarquia.

Relação com os Fornecedores e Parceiros

As relações com fornecedores e parceiros devem atender aos interesses da empresa e não os interesses pessoais de qualquer natureza e visar os objetivos tanto de curto quanto de longo prazo. Trabalharemos com fornecedores e parceiros idôneos, com boa reputação, éticos e responsáveis. A seleção, negociação e contratação destes últimos, devem acompanhar um rito formal e ter um caráter técnico, profissional e imparcial, respeitando as práticas legais e isentando a empresa de qualquer tentativa ou mesmo aparência de favorecimento, discriminação ou privilégio. Todas as orientações trazidas à luz pelo presente documento deverão alcançar os parceiros de negócios que nos representem, direta ou indiretamente, junto aos Órgãos Governamentais.
Preservaremos e exigiremos o caráter de sigilo e confidencialidade as informações próprias ou de terceiros, materiais, documentos, especificações técnicas e comerciais acessadas por motivo do exercício das atividades ou negócios da Golden Cross. Tais conceitos são reforçados no Regulamento “Manter a Informação Segura”, disponível a todos os colaboradores.
É aconselhada a comunicação entre as partes interessadas em ambiente da empresa ou através das ferramentas corporativas (ramais fixos, celulares, e-mail corporativo dentre outras) dando, o caráter formal a essas relações.
É vedado o estabelecimento de sociedade formal ou informal com fornecedores ou parceiros, prevenindo os riscos do conflito de interesse ou obtenção de vantagens pessoais de qualquer natureza. 

Relação com os Órgãos Governamentais

O relacionamento com qualquer entidade governamental, seja da Administração Pública Direta, Indireta ou Fundações, sejam federais, estaduais ou municipais, deve estar pautado em rígidos princípios éticos e legais, na integridade, na transparência, na honestidade e na moralidade. Os assuntos deverão sempre ser tratados de modo impessoal e sem conotação política.
É vedada qualquer tipo de promessa, concessão ou autorização de vantagem indevida, benefício, transferência de valores ou objetos a agente público, de forma direta ou através de terceiros a este relacionado, bem como receber qualquer das concessões acima em nome da empresa. Tais exposições são prejudiciais à imagem e a reputação da organização e podem ocasionar, tanto para o colaborador quanto para empresa, sanções administrativas, processos judiciais e penalidades relacionadas às práticas previstas na Lei Anticorrupção.
Nas comunicações com as entidades governamentais deverão ser utilizados os canais formais e os processos licitatórios devem acontecer em consonância à Lei 8.666/93.

Relação com a Concorrência

A nossa relação com a concorrência será respeitosa e saudável e auxiliará no desenvolvimento do mercado em que atuamos e trará benefícios para a sociedade e para os clientes. Não adotaremos práticas anticompetitivas ou que causem prejuízos à imagem de concorrentes.

Todo colaborador deve zelar pela integridade dos ativos da empresa, incluídas as informações de caráter exclusivo e proprietário, sejam estratégicas, táticas ou operacionais.  Deste modo, é terminantemente proibido fornecer qualquer informação, ou promover visitas de benchmarking à concorrência sem consentimento prévio e expresso da Diretoria.

Relação com a Imprensa

A Diretoria Comercial e de Marketing é a área responsável por centralizar e prover o tratamento adequado a todas as demandas oriundas da imprensa correspondentes à Golden Cross. Esta relação é pautada na credibilidade, respeitando-se os princípios da ética, da transparência, da atenção à estratégia de marketing e do plano de comunicação empresarial. Somente colaboradores autorizados podem manifestar-se em nome da companhia. Caso algum jornalista faça contato direto com o colaborador, este último deverá comunicar imediatamente a área responsável.

Presentes e Entretenimentos

​Presentes e entretenimentos são permitidos, sempre que entendidos no contexto empresarial como ações comuns de relacionamento e/ou cortesia institucional. 

Conflito de Interesses

Evitar que os interesses pessoais sobreponham e/ou influenciem decisões do curso natural dos negócios, ou o interesse da própria companhia é uma obrigação de todos os colaboradores. O interesse se caracteriza pela obtenção de qualquer tipo de vantagem ou benefício (material ou não), em favor próprio ou de terceiros (parentes, amigos e etc.) em troca da interferência nos processos de negócio, durante o exercício das funções e nas relações com a própria empresa, com clientes. 
É vedado a todos os colaboradores, o uso do cargo para obtenção de facilidades de qualquer forma de favorecimento, para si ou para outrem. 
É vedado a todos os colaboradores deliberar na presença de qualquer conflito de interesses, sendo sua responsabilidade dar ciência deste impedimento e a consequente não participação a seus pares e superiores imediatos.

Violações

​O presente documento é um direcionador de boas práticas e comportamentos, porém não esgota todas as possibilidades de ações que podem ser configuradas como violações de conduta ética. As Políticas e Regulamentos da empresa também devem ser observados e cumpridos por todos os colaboradores. Os desvios em relação a este Código, bem como a qualquer padrão interno (Políticas, Regulamentos e etc.) ou externo (Leis, Normas, Instruções, Regulamentações e etc.) estão sujeitas às medidas disciplinares aplicáveis, independentemente do nível hierárquico, e sem prejuízo das penalidades legais cabíveis.

Procedimentos Perante Dúvidas ou Dilemas Éticos

Sempre que o colaborador esteja exposto a uma situação que cause dúvida em relação ao cumprimento do presente Código de Conduta Ética, poderá buscar a orientação adequada com a sua chefia imediata. 
A empresa também coloca à disposição do colaborador e demais partes interessadas os seguintes canais internos: 
Na área de Auditoria Interna (DEAUD), o e-mail: Ética_DEAUD@goldencross.com.br; e
Na área de Planejamento, Gestão e Pessoas (DEGEP), o e-mail: Ética_DEGEP@goldencross.com.br.

Disposições Finais

​O presente documento entra em vigor na data de sua publicação. As diretrizes e orientações contidas no Código de Conduta Ética serão amplamente divulgadas e conhecidas por todos: dirigentes, gestores, e todos os demais colaboradores, estagiários, jovens aprendizes, temporários e terceiros. O mesmo estará disponível no Portal da Golden Cross e na Intranet.




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