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Golden Cross

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Ouvidoria - Quando entrar em contato com a Ouvidoria da Golden Cross?


Caso queira dar sugestões ou fazer alguma crítica relativa ao seu plano de saúde ou em relação aos serviços prestados pela Golden Cross.

Centrais de Atendimento - O que é o Golden Fone (SAC)?


Golden Fone (SAC) é o serviço de atendimento da Golden Cross disponível 24h por dia e 7 dias por semana para sugestões, elogios, reclamações e cancelamento de contrato. Nossos atendentes estão treinados e preparados para atendê-lo.

O telefone 0800 728 2001 poderá ser usado nas capitais e no interior. Confira os horários das centrais de atendimento aqui.

Consultas - Se precisar marcar uma consulta com um médico ou serviço especializado não referenciado, poderei realizar exames pela Golden Cross?


Sim. Caso o procedimento exija autorização médica, solicite-a através de nosso Portal.

Rede Referenciada - Como devo proceder se decidir me consultar com um médico que não esteja na Rede Referenciada Golden Cross?


Verifique sempre se o seu plano oferece reembolso, antes mesmo de agendar a consulta. Se a resposta for positiva, não se esqueça de pedir o recibo da consulta ao médico, para que seja possível solicitar o reembolso.

Consultas - O que devo fazer para ir ao médico referenciado Golden Cross?


Localize, no livro da Rede Referenciada ou no nosso portal, o profissional de sua preferência, conforme a especialidade que você precisa, e marque sua consulta antecipadamente.

Ao se dirigir ao médico para ser atendido, apresente o seu cartão Golden Cross, sua carteira de identidade e o comprovante de pagamento (conforme a mensagem na carteirinha do seu plano, se o mesmo for individual).

Em seguida, o médico lhe dará uma guia para sua assinatura. Caso não possa comparecer, desmarque a consulta com antecedência.



Consultas - Marquei uma consulta/exame para meu filho menor e minha mãe o acompanhará. Ela poderá assinar a guia de consulta/exame?


Qualquer acompanhante pode, desde que apresente a carteira de identidade.


Reembolso - Posso ser reembolsado por despesas de atendimento de urgência ocorridos em cidades onde a Golden Cross não possui Rede Referenciada?


Sim, conforme especificado no seu contrato ou de acordo com a tabela Golden Cross. Para isso, é fundamental que você solicite os recibos e laudos médicos, para comprovar o atendimento.

Exames e tratamentos especiais - O que devo fazer para ir ao médico referenciado Golden Cross?



Localize, no livro da Rede Referenciada ou no nosso portal, o profissional de sua preferência, conforme a especialidade que você precisa, e marque sua consulta antecipadamente.

Ao se dirigir ao médico para ser atendido, apresente o seu cartão Golden Cross, sua carteira de identidade e o comprovante de pagamento (conforme a mensagem na carteirinha do seu plano, se o mesmo for individual).

Em seguida, o médico lhe dará uma guia para sua assinatura. Caso não possa comparecer, desmarque a consulta com antecedência.


Exames e tratamentos especiais - O que fazer quando o médico solicitar algum exame?


Escolha o local de sua preferência no livro da Rede Referenciada ou no nosso portal. Marque com antecedência (se for o caso) e, ao comparecer no local, apresente o Guia de Exame que o médico passou, seu cartão Golden Cross, sua carteira de identidade e o comprovante de pagamento (de acordo com a mensagem do seu cartão).

Caso não possa comparecer ao exame, desmarque o mesmo com antecedência.


Exames e tratamentos especiais - Como proceder se eu precisar de um exame ou tratamento especial?


Verifique inicialmente se o seu exame ou tratamento especial tem cobertura de acordo com o seu plano.

Estando coberto, fique tranqüilo, pois o médico fará a solicitação em um formulário especial da Golden Cross.

Depois disso, basta solicitar através de nosso Portal a liberação da senha para o exame ou solicite que o próprio referenciado faça a solicitação onde será realizado o procedimento.

Exames e tratamentos especiais - Se precisar marcar uma consulta com um médico ou serviço especializado não referenciado, poderei realizar exames pela Golden Cross?


Sim. Caso o procedimento exija autorização médica, solicite-a através de nosso Portal.

Procedimentos de urgência e emergência - O que fazer nas situações de urgência ou emergência?


Veja no livro da Rede Referenciada ou no nosso portal o pronto-socorro mais adequado, pois existem várias opções, de acordo com a especialidade médica.

Você ainda poderá buscar orientação ligando para a Central Técnica nos telefones 4004 2001 (regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e São Luis) e 0800 729 2001 (demais localidades), tendo em mãos o seu cartão Golden Cross.

O Golden Fone funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Golden Med - O que é o Golden Med?


Trata-se de uma cobertura opcional que garante Atendimento Médico Domiciliar. O Golden Med tem ambulâncias e UTIs móveis que estão ligadas a uma central computadorizada e a médicos de plantão 24 horas.

Golden Med - Quais serviços estão incluídos no Golden Med?


Consulta médica domiciliar de urgência/emergência para clínica geral e pediatria, remoção em ambulância ou UTI móvel, por exclusiva decisão do serviço de atendimento, do domicílio do contratante para a unidade de observação ou internação, referenciada pela contratada e que atenda ao plano contratado.

Golden Med - Em quais regiões a Golden Cross disponibiliza o Golden Med?


Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Todos de acordo com a área de abrangência de cada região e o domicílio do associado.

Golden Med - Como solicitar o Golden Med?


Consulte os nossos telefones de atendimento:

Rio de Janeiro - (0xx21) 3232-1043
São Paulo - 0800 55 0323 ou 0800 12 4666
Minas Gerais -  0800 600 1110 / (0xx31) 3527-4243
Distrito Federal - (0xx61) 3248-3030
Pernambuco - (0xx81) 3317-8700 ou (0xx81) 3217-8717
Bahia - (0xx71) 3450-8888 ou (0xx71) 2202-8888
Goiás - (0xx62) 3281-3030
Rio Grande do Sul - (0xx51) 2103-2001
Espírito Santo - (0xx27) 3357-1500

Procedimentos cirúrgicos - O que são pequenos procedimentos cirúrgicos feitos em consultório?


São cirurgias, com anestesia local (pote zero), que não necessitam de internação. Se o evento puder ser realizado em consultório, o médico informará a você, que deverá solicitar prévia liberação de senha. 

Exemplo: retirada de pequenos sinais na pele, eletrocoagulação de pequenas lesões, biópsias etc.

Internação eletiva - Se precisar de uma internação eletiva, como devo proceder?


Internação eletiva é aquela que não ocorre em situações de emergência ou urgência. Quando necessária, é importante solicitar prévia liberação de senha através do Portal Golden Cross, com antecedência de 5 dias úteis. A acomodação será em quarto individual com banheiro coletivo ou quarto coletivo, conforme o seu plano de saúde.

É importante destacar que as despesas com acompanhantes são cobertas para menores de 18 anos, maiores de 65 anos e deficientes. Para a faixa etária de 18 a 65 anos, a despesa do acompanhante está incluída somente se você tiver optado por esta garantia na assinatura do contrato. Por isso, verifique o seu contrato antes de levar um acompanhante.


Internação de urgência e emergência - O que fazer nas situações de urgência e emergência?


Veja no livro da Rede Referenciada ou no nosso portal o pronto-socorro mais adequado, pois existem várias opções, de acordo com a especialidade médica. Você ainda poderá buscar orientação ligando para a Central de Serviços nos telefones 4004 2001 (regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e São Luis) e 0800 729 2001 (demais localidades), tendo em mãos o seu cartão Golden Cross. Confira os horários das centrais de atendimento aqui.

Internação de urgência e emergência - Se precisar de internação de urgência, como devo proceder?


Ligue para Central de Serviços nos telefones 4004 2001 (regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e São Luis) e 0800 729 2001 (demais localidades), tendo em mãos o seu cartão Golden Cross, que lhe indicará o hospital adequado. Nessa situação, o próprio hospital solicitará a autorização para a internação.

Serviços de remoção - Como usar os serviços de remoção?


Se constatada a necessidade de remoção, a mesma deverá ser solicitada dentro dos critérios abaixo relacionados:

- Solicitada pelo médico assistente através de relatório descrevendo a impossibilidade de locomoção do cliente.

- Seja por via terrestre e até o estabelecimento médico-hospitalar mais próximo, com condições técnicas de prestar o atendimento.

- Caso haja necessidade de ambulância UTI e/ou de acompanhamento médico, o relatório de solicitação deverá conter tal especificação. - Seja observada a abrangência e critérios contratuais.

- Seja destinada ao atendimento do cliente durante evento coberto.

- Para realização de procedimentos essenciais ao acompanhamento da patologia que gerou a internação ou de evento essencial à manutenção da saúde ao cliente.

Solicitação de senhas - É necessária a prévia liberação de senha da Golden Cross para realização de procedimentos ambulatoriais de emergência em decorrência de acidente pessoal?


Não, desde que seja caracterizado acidente. Se necessário, o local de atendimento entrará em contato com a Golden Cross solicitando a senha. Alguns exemplos de acidentes: fratura, entorse ou contusão pós-queda e suturas em pequenos ferimentos.

Solicitação de senhas - Qual o prazo de validade de uma senha para procedimentos solicitados por médico à Golden Cross?


Trinta dias contados a partir da data de solicitação e autorização. Após esse prazo, se desejar, poderá ser revalidada por um novo período de trinta dias.

Guias de consultas - Em que situação devo assinar mais de uma guia na consulta médica?


Somente se o médico realizar um procedimento ou retirar um exame para identificar um possível problema.

Portal Golden Cross - Quais serviços posso ter acesso através do portal da Golden Cross?



É possível solicitar dados relacionados a:

- Nossos Planos;
- Contratos;
- Especialidades Médicas;
- Prevenção de Doenças;
- Serviços Médicos Referenciados;
- Pedidos de Exames, Internações e/ou Remoções;
- Liberação para Pequenos Atendimentos;
- Liberações de Guias e Senhas;
- Atualizações Cadastrais;
- Segunda Via de Documentos;
- Revalidação de Senhas;

Centrais de Atendimento - O que posso solicitar pelo Golden Fone (SAC)?


- Sugestões - Elogios - Reclamações - Cancelamento de Contrato

Centrais de Atendimento - O que é Central de Serviços?


Central de Serviços é o canal de atendimento telefônico da Golden Cross para informações sobre seu contrato, solicitações de 2ª via de documentos, indicação de rede referenciada e acompanhamento de liberação de senha solicitada pelo referenciado.

O serviço conta com a dedicação de profissionais da área médica para dar suporte ao seu atendimento. Os telefones da Central de Serviços são: 4004 2001 (regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e São Luis) e 0800 729 2001 (demais localidades).


Para saber os horários das centrais de atendimento, clique aqui.

Centrais de Atendimento - O que posso solicitar pela Central de Serviços?


- Informações sobre mensalidades, coberturas, carências contratuais e reembolsos; 

- Indicação de rede;

- Solicitação de alteração cadastral e 2a via de documentos;

- Informações sobre pagamento e cadastro;

- Informações sobre produtos e benefícios;

- Acompanhamento de liberação de senha solicitada pelo referenciado.

Centrais de Atendimento - O que é a Central para Atendimento de Deficientes Auditivos?


A central de atendimento ao deficiente auditivo é exclusiva ao cliente com este tipo de deficiência e atende todos os assuntos.

Este canal de atendimento pois possui um software que interage com um aparelho específico e, através de um visor, passa as informações do atendente ao cliente.

O deficiente auditivo deverá ter o aparelho compatível com sua deficiência para interagir com a central.

Centrais de Atendimento - O que é o Fale Conosco da Golden Cross?


Fale Conosco é um Serviço de Atendimento pela Internet disponível 24h no site da Golden Cross através do link Contato, no menu superior, ou na 3º aba de qualquer um dos perfis do site, a aba Canal de Relacionamento.

Este canal é voltado para todos os assuntos (informação, solicitação, reclamação, sugestão e elogio), exceto os serviços disponíveis no Auto-Atendimento do Canal Cliente do próprio site.

Departamento comercial empresarial - Como o corretor de planos empresariais pode se comunicar diretamente com o Departamento Comercial Empresarial para obter informações sobre estudos de mercado, tabelas e material de vendas?


Os Gerentes de Negócios Corporativos, responsáveis pelo atendimento personalizado aos corretores, garantem toda a estrutura para a comercialização de seus produtos corporativos.

Esses profissionais oferecem todo o material necessário para divulgação dos produtos, treinamento de equipes de venda, atualização de informações e acompanhamento das negociações, desde o recebimento do perfil dos potenciais clientes até a entrega da proposta.

Além destes profissionais, a Golden Cross disponibiliza uma "Central para Atendimento ao Corretor", que pode apoiá-lo em todos os passos da rotina de vendas, atualizando-o sobre as promoções e as regras de comercialização vigentes.

Cadastro de corretores - Que documentos preciso entregar para me cadastrar na Golden Cross?


- Pessoa Jurídica (corretora/concessionária):

Contrato social + Alterações; Cartão de CNPJ; Cartão de ISS; Alvará; CPF/Identidade do (s) Sócio (s); Declaração de não-impedimento (com reconhecimento de firma), Registro na Susep (se houver), Comprovante de dados bancários (conta corrente/agência).

Importante: todos os documentos devem ser autenticados. Junto aos documentos enviar as seguintes informações:

Endereço Atual (inclusive o CEP); Telefone; Fax; E-mail; Nome do Responsável pela Corretora; Dados Bancários (conta corrente, agência e banco). - Pessoa Física (corretor/agente de vendas): cópias do documento de identidade, do CPF e do comprovante de residência.

Cadastro de corretores - Por que cadastrar minha corretora na Golden Cross?


A Golden Cross precisa de todas as informações referentes ao seu trabalho para acompanhá-lo, atualizá-lo de novos benefícios e assessorá-lo em novos negócios.

Além disso, mediante seu cadastramento, será disponibilizada senha para acesso ao nosso site, onde a corretora pode acompanhar, entre outros serviços, o andamento de processos de pagamento das comissões.

Comercialização de planos Golden Cross - A Golden Cross oferece atendimento personalizado aos corretores de planos individuais?


Sim, os assistentes do Departamento de Planos Individuais são os responsáveis pelo atendimento personalizado às corretoras/concessionárias e aos seus corretores. Eles garantem toda a estrutura para a comercialização dos produtos para pessoa física.

Esses profissionais oferecem todo o material necessário para divulgação dos produtos, treinamento de equipes de venda, atualização de informações e solução de problemas pós-venda.

Comercialização de planos Golden Cross - Que tipo de serviços a Golden Cross oferece através dos canais de comunicação com o corretor de planos individuais?


- Informações sobre pagamento dos seus clientes;
- Informações atualizadas da rotina de venda;
- Informações sobre pagamento das comissões;
- Material de vendas dos planos individuais;
- Entrega de produção (no Depac - Departamento de Produto e Apoio a Comercialização);
- Treinamento de vendas;
- Solução de problemas pós-venda;
- Campanhas de incentivo.

Comercialização de planos Golden Cross - Como posso obter a proposta comercial do produto empresarial, bem como o cadastro de Reserva de Mercado (nos casos em que esta se aplica)?


Através do formulário Perfil do Estipulante preenchido com os dados da Empresa, você faz chegar até a Golden Cross o seu pedido de proposta e, se caso for, faz a reserva da negociação para sua corretora.

Você tem acesso a este documento através do seu Gerente de Negócios ou do nosso site. Pode ainda nos encaminhar seu pedido pela internet ou via fax para a matriz no Rio de Janeiro (21) 2565-2682.


Comercialização de planos Golden Cross - Como acontece o cadastramento da empresa e seus funcionários na Golden Cross?


Após a apresentação da documentação e devida conferência pela Golden Cross, o cadastramento dos beneficiários é realizado em um prazo médio de 07 (sete) dias, incluindo a emissão de carteiras de identificação dos associados, o fornecimento de listas de referência e manual do usuário.

Depois disso, pode ser agendada uma visita de implantação junto ao cliente, para dirimir eventuais dúvidas e ainda para entrega dos documentos ou materiais que efetivarão o início da vigência do contrato.


Comercialização de planos Golden Cross - Que tipo de serviços a Golden Cross oferece através dos seus canais de comunicação com o corretor?


Na Central de Atendimento ao Corretor você pode obter:

- Informações atualizadas sobre as rotinas da venda e promoções vigentes;
- Tirar dúvidas em relação aos nossos produtos e tabelas de vendas;
- Informações sobre pagamento dos seus clientes. 

Através de nosso portal, disponibilizamos:

- Relatórios de comissionamento para seu controle;
- E-mail próprio para direcioná-lo à área Comercial Empresarial.


Material de vendas - Como posso obter o material de vendas dos planos Golden Cross?


Ao cadastrar sua empresa na Golden Cross, você receberá o formulário de Requisição de Material.

Depois basta preenchê-lo e enviar para o Depac (Departamento de Produtos e Apoio a Comercialização).

O material será entregue em sua corretora/concessionária, no prazo máximo de 15 dias, contados a partir da entrega do formulário.

Comissionamento - Como é efetuado o pagamento das comissões, no caso de venda dos planos individuais?


O pagamento é efetuado diretamente na conta corrente* da empresa de vendas. Ao cadastrar sua empresa na Golden Cross, você receberá uma carta de concessão.

Nela será informado o percentual de comissão pago nas vendas dos planos individuais. *A mesma conta corrente informada no cadastro de sua empresa*

Comissionamento - Como posso obter informações sobre comissionamento praticado pela Golden Cross?


As regras de comissionamento do produto coletivo, são definidas a partir do tipo de produto a ser comercializado (MPE ou Empresarial), onde algumas condições de comissionamento são pré definidas e outras sujeitas a negociação.

Sempre que tiver necessidade de esclarecer algum ponto em relação a este assunto, o corretor poderá dirigir-se diretamente ao seu Gerente de Negócios na Golden Cross para que este possa lhe dar as orientações necessárias.

Da mesma forma deve ser feito, se a informação desejada for sobre o pagamento das comissões relativas às vendas já finalizadas, cujos valores devem ser creditados pela Golden Cross.

Reembolso - Quais os documentos necessários para a solicitação de reembolso de despesas médicas?


Depende do tipo de atendimento. Confira a seguir:

  • Pessoas Físicas
Devem constar os seguintes dados: nome do paciente, local e data, assinatura do médico, sua especialidade e, com letra legível, seus números de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e do CPF.
 
  • Pessoas Jurídicas
Apresentar notas fiscais, constando número de inscrição no CNPJ, data do evento e a descrição detalhada do que foi realizado/utilizado. Caso o local seja isento de emissão de nota fiscal, esta informação deverá ser prestada por meio de recibo.
 
  • Honorários (Hospitalar, Médico e Anestesista)
Apresentar relatório médico-cirúrgico e um recibo para cada participante da equipe médico/cirúrgica ou nota fiscal, discriminando os serviços prestados e os valores pagos a cada profissional.
 
  • De Exames, Consultas Médicas e Pequenos Atendimentos
Apresentar recibo ou nota fiscal, contendo discriminação dos exames realizados e do material utilizado, assim como a descrição do caso médico para pequenos atendimentos e exames.
 
  • De Procedimentos em Série
Apresentar nota fiscal, especificando os dias de realização das sessões, o relatório médico com a respectiva descrição do caso médico e tratamento proposto.
 
  • De Remoção
Apresentar nota fiscal, constando origem e destino do paciente removido, além de relatório médico contendo descrição do caso médico. Após o cumprimento da entrega dos documentos básicos, haverá análise na forma de contrato e, em caso de dúvidas, serão solicitados novos documentos.

Como solicito reembolso?


Após checar se o seu plano dá direito a reembolso, você pode fazê-lo no serviço de auto-atendimento, disponível em algumas agências do Banco Santander, ou enviando os documentos pelo correio.

Nas agências do Banco Santander, você encontrará envelopes de auto-atendimento para solicitação de reembolso. Basta colocar o recibo original dentro do envelope, preencher o protocolo e dados bancários na frente do envelope, conforme solicitado, e entregar para um atendente do Banco Real. A Golden Cross, ao receber o documento, avaliará a solicitação e efetuará o reembolso, de acordo com as cláusulas contratuais do plano de cada associado.

Ao usar os Correios, você deve enviar os documentos necessários por carta registrada, endereçada à Golden Cross, aos cuidados do Departamento de Sinistros - Setor de Reembolsos (Rua Morais e Silva, 40/12º andar - Maracanã - Rio de janeiro - RJ - CEP.: 20.271-904). Anexo aos documentos devem constar carta contendo nome e matrícula do beneficiário, além de endereço completo e telefone do mesmo.

Devem estar incluídos ainda recibos ou notas fiscais, valor total dos mesmos e os dados bancários para crédito com nome do beneficiário, CPF, códigos do banco, agência e conta corrente do beneficiário. Caso o associado opte por ordem de pagamento, é preciso informar o código e o nome da agência do Banco Santander de sua preferência.


Exames e tratamentos especiais: O que são exames complementares?


Servem para complementar o diagnóstico médico, com exames laboratoriais, parasitológicos, radiológico simples (Raio-X de coluna, bacia etc) e muitos outros.